21 de julho de 2024

Indaiatuba não tem chuvas significativas há cerca de 60 dias

Saae intensifica campanha para conscientização da população

Grande parte do estado de São Paulo, incluindo a região de Indaiatuba, está passando por um período crítico sem chuvas significativas, há mais de 60 dias. Conforme o índice pluviométrico do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), a precipitação nos últimos meses ficou abaixo da média. Em março de 2024, foram registrados apenas 85,80 mm de chuva, uma redução considerável em comparação aos 150,70 mm do mesmo mês em 2023. A situação se agravou em abril, com meros 23,80 mm de precipitação, contra 104,30 mm registrados no ano anterior.

 

Somado a isso tivemos um verão, que é o período das chuvas, onde acontece a recuperação dos lençóis freáticos, também abaixo da média histórica, totalizando apenas 560 milímetros, em comparação aos 840 milímetros esperados para o período.

 

Saae está intensificando a campanha para conscientizar a todos sobre a necessidade do uso consciente da água. A meta é que cada cidadão adote medidas simples, mas eficazes, para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água, diminuindo a quantidade de água captada nos mananciais que já apresentam baixa em seus níveis.

 

Saae está constantemente realizando investimentos em infraestrutura, porém em períodos de estiagem severa, como vem se anunciando para 2024, a colaboração da população para preservar os mananciais e manter um abastecimento constante para todas as regiões da cidade, é de extrema importância.

 

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.