21 de julho de 2024

Saae inicia obra de nova adutora que interligará a captação do Cupini à Eta I

Nova adutora irá garantir o aumento no fornecimento de água tratada para a Zona Norte de nosso município.

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) deu início, as obras de uma nova adutora que irá interligar a captação do Cupini, localizado no Museu da Água, com a Estação de Tratamento da Vila Avaí (ETAI).

 

Serão usados tubos de 450mm de diâmetro em ferro fundido para a execução da adutora, que terá a extensão de 4,2 quilômetros. O tempo previsto para sua execução é entre quatro e cinco meses, caso não haja nenhum fator imprevisto.


Esta obra irá garantir maior captação de água bruta do manancial, um reforço para o fornecimento de água tratada para toda a Zona Norte (atendida pelos mananciais: Cupini/Morungaba e pela represa do Mirim). “Essa melhoria será de grande importância nos períodos de estiagem e mostra o planejamento e comprometimento da autarquia com o munícipe”, comenta o superintendente da Autarquia, engº Sandro de Almeida Lopes Coral.

 

Represa do Cupini

A Represa do Cupini é a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937. Com vazão de 21 litros por segundo na época, um motor de 25 HP movimentava as bombas, cada uma com capacidade de recalque de 12 litros por segundo, levando água ao reservatório de 400 metros cúbicos, suspenso sobre colunas a 22 metros de altura na Avenida Presidente Vargas.

Atualmente as represas do Cupini e Morungaba possuem 846m³/h de disponibilidade hídrica.

No local, encontra-se o Museu da Água, espaço referência em educação ambiental em todo o Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação SAAE

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.