20 de julho de 2024

Provas rodeio de Itu

PROVAS

O Rodeio Itu realiza as duas mais tradicionais competições de rodeios, que são: A “Montaria em Touro” e os “Três Tambores”.
Fotos: site www.rodeioitu.com.br
“MONTARIA EM TOURO”

Conhecida mundialmente, essa modalidade foi introduzida nos rodeios brasileiros na década de 80. A prova é uma disputa entre os competidores, em que cada um deles deve ficar 8 segundos em cima do touro, segurando na corda com apenas uma das mãos, com a outra ficando livre para dar equilíbrio, não podendo tocar no dorso do animal.
A avaliação é feita por dois árbitros com nota entre 0 a 50 cada. Enquanto um árbitro avalia o competidor, o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. Coragem, equilíbrio, reflexo e coordenação são pré-requisitos básicos para competir.
Pelo terceiro ano consecutivo o Rodeio Itu vai receber uma etapa de gala do circuito nacional da Ekip Rozeta de montaria em touros.



“TRÊS TAMBORES” 
A Prova consiste em contornar Três Tambores em menor espaço de tempo possível, onde o cavalo deverá correr do tambor um, passando pela direita, completando uma volta de aproximadamente 360º graus em torno; seguir para o tambor número dois, passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360º graus; em seguida para tambor três, passando pela esquerda do mesmo e fazer outra volta com cerca de 360º graus, disparando em seguida para a linha de chegada/partida. O percurso também pode ser feito partindo da esquerda, e terminando as outras duas voltas pela direita. É vencedora da Prova quem fizer o percurso no menor tempo possível e sem penalidades.
Portanto, habilidade, precisão e velocidade são cruciais para o bom desempenho das amazonas.

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.