20 de julho de 2024

ESCALAção da escrita- Concurso de Redação

Atentem ao regulamento

TEMA: “Eu, Presidente do Brasil”
CAPÍTULO I – DO OBJETO
Art. 1º – O 1º CONCURSO DE REDAÇÃO DO COLÉGIO ESCALA é uma iniciativa da direção da instituição, com a finalidade de incentivar a escrita, o pensamento, a criatividade e a originalidade dos alunos.
CAPÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2º- A Comissão organizadora para a realização do concurso será composta por professores de língua portuguesa do Colégio ESCALA, coordenadoras e diretora da escola, os quais selecionaram os temas e gêneros a serem aplicados nos diversos segmentos participantes do concurso.
CAPÍTULO III – DO TEMA
Art. 3º- A redação deve abordar o tema: “Eu, Presidente do Brasil”
CAPÍTULO IV – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 4º- Poderão inscrever-se no concurso todos os alunos das escolas do município de Indaiatuba, da escola pública ou privada, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental I até o 9º. Ano do Fundamental II.
Art. 5º- Cada redação deverá ser elaborada individualmente, dentro da escola, sob a supervisão de um(a) professor(a) e cada participante poderá concorrer com apenas uma redação.
Art. 6º- Caso a escola não aceite o convite, o Colégio ESCALA aceitará redações enviadas diretamente pelos alunos, por livre e espontânea vontade e cada participante poderá concorrer com apenas uma redação.
Art. 7º- Para a entrega dos trabalhos classificados na escola, enviar até o dia 03/08/2018. Junto com as redações, enviar obrigatoriamente:
• Se a redação vier das escolas: Enviar lista com a relação dos nomes dos alunos classificados e os nomes das respectivas escolas onde estudam (quando mais de uma escola participante) e ainda o nome dos (as) professores(as) responsáveis pelo trabalho + formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado;
• Se a redação vier por interesse particular: Entregar a redação + Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado;
Art. 8º- Se a inscrição vier pelas escolas, aceitaremos até 10 redações de cada gênero, conforme descrito no artigo 10º.
Art. 9º- O convite é feito a todas as escolas da cidade de Indaiatuba. Porém, caso não sejam enviadas as redações até o limite máximo da data de entrega/postagem estabelecida, automaticamente será subentendido que a escola não participará do projeto.
CAPÍTULO V – DAS ESPECIFICAÇÕES
Art. 10º- A redação deverá respeitar as especificações a seguir:
I – Ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis com a faixa etária e a norma culta.
II- Alunos do 2º ano e 3º. Anos do Fundamental I competirão entre si, assim como os do 4º. com o 5º ano do Fundamental I. 6º ano do Fundamental II competirá com o 7º ano do Fundamental II. 8º ano do Fundamental II competirá com o 9º ano do Fundamental II. Os gêneros ou tipos textuais para cada segmento são:
• HISTÓRIA CONTADA POR PERSONAGENS DOS CONTOS DE FADAS. Para os candidatos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.
• NARRATIVA DE AVENTURA. Para os candidatos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
• POESIA. Para candidatos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.
• CRÔNICA. Para candidatos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
III – Serão desconsideradas as redações de participantes que não obedecerem aos critérios deste regulamento, bem como os que fugirem ao tema, ao gênero, ou possuírem dados pessoais incorretos ou incompletos.
IV – Os participantes serão automaticamente desclassificados do concurso em caso de fraude comprovada, como o plágio. E, ainda, em caso de envio de redações com teor grosseiro, ofensivo, discriminatório ou que violem a lei, ou, ainda, com teor comercial.
V – O texto deverá ter no mínimo:
12 e no máximo 20 linhas, para os alunos do 2º e 3º anos do Fundamental I.
12 e no máximo 30 linhas, para os alunos do 4º e 5º anos do Fundamental I.
3 e no máximo 15 versos, para os alunos do 6º e 7º anos do Fundamental I.
15 e no máximo 30 linhas, para os alunos 8º. e 9º anos do Fundamental II.
VI- As redações poderão ser digitadas ou manuscritas. Caso sejam manuscritas deverão ser redigidas à caneta preta ou azul.
VII- A redação deve ser desenvolvida a partir de pesquisas feitas pelo próprio aluno, com orientação do professor quando necessário, sendo aplicadas como base de informações para o desenvolvimento do texto. As redações poderão ter enfoques diferentes, levando-se em consideração o próprio contexto de vida pessoal e social do aluno, trazendo o tema para perto de seu cotidiano. Poderá fazer uso de citações de fatos importantes que envolvam a comunidade, conter relatos ou exemplos de pessoas que tiveram por experiência real algum tipo de ligação com o tema proposto. Caso haja menção de exemplos e personalidades, é necessário identificar as datas e as pessoas descritas, deixando claro se a situação é fictícia ou real;
CAPÍTULO VI – DA INSCRIÇÃO E DOS PRAZOS
Art. 11º- A inscrição é gratuita e será efetivada mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição. A redação deverá ser encaminhada à Unidade II do Colégio ESCALA em mãos ou por e-mail com a ficha de inscrição preenchida.
Rua Hércules Mazzoni- 1696- Vila Teller
E-mail: redação.escala@yahoo.com
Art. 12º – Atentem aos prazos:
Elaboração do projeto e busca de patrocinadores De 12/03 a 26//04/18
Lançamento do concurso, com publicação na mídia De 02/05 a 30/05/18
Contato com as escolas da cidade De 02/05 a 30/05/18
Trabalho de produção das redações até a data da entrega 17/09
Envio das redações até a data da entrega 17/09
Premiação 10/10
DA RESPONSABIULIDADE DO COLEGIO ESCALA
A entrega das redações poderá ser feita diretamente na portaria da escola (secretaria) com limite máximo da data de postagem igual ao último dia de entrega das redações (03/08/18), no seguinte endereço:
Colégio ESCALA
A/C: Maria Rosângela da Silva
Rua Hércules Mazzoni- 1696
Bairro: Vila Teller
Indaiatuba / SP
CEP: 13.330-250
II – É de responsabilidade do Colégio ESCALA:
a) Divulgar o evento;
b) Organizar equipe corretora;
c) Cumprir os prazos estabelecidos,
d) Premiar os 8 (oito) finalistas.
CAPÍTULO VII – DA AVALIAÇÃO
Art. 13º- As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora composta por professores de Língua Portuguesa e escritores da cidade.
Art. 14º- As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora seguindo os critérios:
I. Adequação ao tema e gêneros propostos (2,0)
II. Originalidade e Criatividade; (2,0)
III. Vocabulário e correção gramatical; (2,0)
IV. Construção e Estrutura de texto; (2,0)
V. Capacidade de chamar a atenção do leitor; (2,0)
Art. 15º- Em caso de empate serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
1.°- Maior pontuação nos recursos da língua Padrão.
2.°- Menor idade
Parágrafo único: Em caso de não haver redação que atenda às especificações deste regulamento, não haverá premiação para os participantes.
Art. 16º- A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.
CAPÍTULO VIII – DO RESULTADO E PREMIAÇÃO
Art. 17º- O resultado final do Concurso será divulgado em 17 de agosto de 2018. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no próprio Colégio ESCALA, às 20h.
Art. 18º- Haverá 1º e 2º lugares entre o 2º ano e 3º. ano do Ensino Fundamental I; 1º e 2º lugares entre 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I; 1º e 2º lugares entre 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II; 1º e 2º lugares entre 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II.
Art. 19º- A premiação ocorrerá da seguinte forma, aos oito (8) ganhadores:
2º. e 3º. anos 4º. e 5º. anos 6º. e 7º. anos 8º. e 9º. anos
1º. lugar 1 mochila com 1 kit de materiais escolares + 3 livros + 1 pen drive 1 mochila com 1 kit de materiais escolares + 3 livros + 1 pen drive 1 mochila com 1 kit de materiais escolares + 3 livros + 1 pen drive 1 mochila com 1 kit de materiais escolares + 3 livros + 1 pen drive
2º. lugar 1 coleção de 8 livros + 1 pen drive 1 coleção de 8 livros + 1 pen drive 1 coleção de 8 livros + 1 pen drive 1 coleção de 8 livros + 1 pen drive
Art. 20º- Todos os participantes receberão certificado de participação. Os dois primeiros lugares receberão certificados especiais.
Art. 21º- Haverá certificados de menção honrosa para redações que se destacarem. Tal escolha caberá à comissão de corretores.
CAPÍTULO IX – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Art. 22º- Ao participar do 1º Concurso de Redação do colégio ESCALA, o candidato e seus responsáveis declaram-se cientes e de acordo com as normas do presente regulamento.
Art. 23- Os prêmios serão entregues em mãos, ao participante e seu responsável legal, ou professor responsável na impossibilidade do comparecimento dos pais.
Art. 24º- A redação e documentos encaminhados à coordenação do concurso não serão devolvidos aos candidatos.
Art. 25º- Ao se inscrever para participar do concurso, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando o organizador a utilizar de modo gratuito, definitivo e irrevogável, o seu nome, texto, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou internet, para divulgação do concurso, cedendo também todos os direitos autorais relativos às redações criadas, por tempo indeterminado.
Art. 26º- As autorizações descritas acima não implicam em obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte do organizador do concurso.
Art. 27º- As situações não previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pela Comissão Organizadora.
Art. 28º- As dúvidas em relação ao Concurso poderão ser retiradas com a responsável no Colégio ESCALA: Maria Rosângela da Silva pelos telefones: 38851625- 3934-7186 ou pelo e-mail Eredação.escala@yahoo.com

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.