26 de dezembro de 2024

30 de novembro de 2024

Com total de 100 contemplados, trabalhos em vídeo do 2º Pocket Cultural já podem ser conferidos

Evento foi criado para estimular a produção e a sustentabilidade de artistas locais

Com 100 projetos aprovados, a segunda edição do Pocket Cultural já está disponível para a população. No total, são 94 vídeos de diversos segmentos, além de seis projetos de Fotografia. Os trabalhos foram enviados por artistas locais por meio de Edital de Chamamento Público entre 9 de abril a 23 de maio e após avaliação, selecionados para participar do evento, promovido pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Para conferir as atrações, acesse www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

Assim como em sua primeira edição, o 2º Pocket Cultural tem como objetivo estimular a cadeia produtiva e incentivar a sustentabilidade de artistas locais, assegurando a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, tendo em vista que estes são direitos fundamentais e essenciais à qualidade da vida humana, contribuindo para a inclusão social e o senso de pertencimento, identidade, sensibilidade e empatia.

Os vídeos e fotos selecionados se dividem nas seguintes categorias: Artes Circenses, Artes Visuais, Contação de Histórias, Cultura Popular, Dança, Maquiagem Artística, Literatura, Música, Stand Up e Teatro. “No primeiro ano de Pocket Cultural, em 2020, tivemos 75 projetos aprovados. Agora, chegamos a 94 vídeos e mais seis projetos de Fotografia, totalizando 100 trabalhos”, revela a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Ficamos felizes, pois o evento foi criado para que os artistas locais possam trabalhar e apresentar sua arte à população”.

Os trabalhos de Fotografia serão apresentados em breve, em exposição conjunta com outros projetos recentemente promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Avaliação

Os vídeos produzidos para o 2º Pocket Cultural têm duração variada de 3 a 15 minutos, no máximo, com exceção de Fotografia, onde os trabalhos foram entregues impressos. Todos foram avaliados por Comissão indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e os resultados foram publicados na Imprensa Oficial do Município do dia 27 de maio.

Os critérios considerados para seleção foram: prioritário (vive exclusivamente da arte), comprovação de atividades na área, qualidade artística cultural, impacto cultural para o município, factibilidade, técnica e originalidade apresentada nos vídeos e/ou fotos. O valor bruto pago por apresentação para os habilitados e selecionados foi de R$ 750.

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.