21 de julho de 2024

Ação de conscientização contra a exploração do trabalho infantil é realizada no dia 12 de junho

                Evento consiste na abordagem e panfletagem no bairro Jd. Morada do Sol

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, realiza a ação de conscientização em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 de junho das 10h às 16h, na Rua Zephiro Puccinelli S/N, no bairro Jardim Morada do Sol. No evento serão distribuídos panfletos informativos.

O objetivo da ação é informar a população sobre a importância de proteger o direito das crianças e adolescentes e orientar a como proceder quando se depararem com casos que os deixe em circunstâncias que afetem a saúde e o bem estar. Além disso, visa sensibilizar a sociedade para a necessidade da prevenção e erradicação do trabalho infantil.

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças e adolescentes se acidentam mais do que adultos em atividades laborais, porque tem a menor percepção dos perigos. Além disso, de acordo com a atividade exercida, é comum a fadiga excessiva, problemas respiratórios, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade.

Outro motivo é que podem estar mais vulneráveis aos abusos físicos, sexuais e emocionais, acarretando outros transtornos como: fobias sociais, perda da autoestima, isolamento, depressão, dentre outros. Isso acontece principalmente em razão da imaturidade para lidar com algumas questões complexas até mesmo para um adulto.

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho-OIT, em 2002 e, no Brasil, pela lei nº 11.542, de 2007. De acordo com as normas e leis de proteção o trabalho não é permitido aos menores de 14 anos, salvo na condição de aprendiz. O Estatuto da Criança e Adolescente considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e adolescentes aquele que possui entre 12 e 18 anos de idade.

 

Serviço

Ação de Conscientização contra o Trabalho Infantil

Data: 12 de junho.

Horário: das 10h às 16h.

Local: Rua Zephiro Puccinelli S/N – Jardim Morada do Sol.

 

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.