A Secretária de Saúde Graziela Garcia informou na live realizada na última segunda-feira (07) a mudança do ambulatório especializado em pediatria, atualmente na UPA-24H (Unidade de Pronto Atendimento) para o CESMU (Centro Escola da Saúde da Mulher) e o CEEM (Centro Escola de Especialidades Médicas) localizados na UniMax (Universidade Max Planck). O objetivo é liberar espaço no andar superior da UPA-24H para ampliar o atendimento Covid-19.
Com a alta dos números recentemente de pessoas com sintomas respiratórios buscando por atendimento, a Secretaria de Saúde vai remanejar as equipes médicas e de enfermagem de três UBS (Unidades Básicas de Saúde) para o andar superior da UPA. Com isso a UBS 9, localizada no Centro, o PSF do Jardim Brasil e o PSF do Jardim do Sol terão seus serviços temporariamente interrompidos. A população destes bairros podem procurar por qualquer outra unidade de saúde para receber qualquer atendimento.
A Secretaria de Saúde ainda sugeriu afim de facilitar a busca por outras unidades de saúde, que a população atendida na UBS 9 procure pela UBS Camargo Andrade, UBS 1 (localizada no Hospital Dia) ou pelo PSF Parque Indaiá. Para os moradores nas adjacências do PSF Jardim Brasil o local mais próximo é o PSF do Jardim Carlos Aldrovandi. Os pacientes que são atendidos no PSF do Jardim do Sol podem buscar pela UBS 10 no Jardim Califórnia ou pela UBS da Cecap conforme necessário.
Vale lembrar que a medida é temporária e visa ampliar na UPA-24H o atendimento médico para pessoas com síndromes gripais e o número de leitos de observação, haja visto a ocupação máxima atualmente dos leitos de enfermaria e UTI usados no combate à Covid-19.
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI