18 de setembro de 2024

Projeto Bairro Verde e Parque Pet encabeçam balanço 2021 da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

O Projeto Bairro Verde é o destaque do balanço de 2021 da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. A pasta, que este ano passou para o comando do engenheiro civil Guilherme Magnusson, também comemora a inauguração do Parque Pet, no Parque Ecológico, e a modernização do serviço de limpeza urbana, com a implantação do sistema de capina a vapor, varredeira mecanizada para as vias de grande circulação e triciclos usados no auxílio da coleta de pequenos volumes em parques e áreas de lazer.

O secretário, que já é funcionário de carreira da pasta há dez anos, falou do desafio da Secretaria em manter a organização das áreas públicas de uma cidade com o padrão de qualidade de Indaiatuba e desenvolver projetos que melhorem ainda mais a qualidade de vida dos munícipes. “Mesmo com a pandemia, 2021 foi mais um ano de muito trabalho para manter a cidade sempre limpa e bem cuidada, com os espaços de lazer em ordem. Fizemos algumas revitalizações como a da Praça da Liberdade, que é um das mais tradicionais da cidade, criamos áreas novas como o Parque Pet que acabamos de inaugurar no Parque Ecológico, estamos modernizando o serviço de limpeza pública e continuamos atuante no trabalho de reciclagem e nos cuidados com o meio ambiente”, explicou. “Aliás, o Projeto Bairro Verde, lançado em setembro para melhorar a arborização urbana, reflete bem esse cuidado que o município vem tendo com o meio ambiente. Já estamos nos preparando para iniciarmos 2022 com mais força, ainda. Com a pandemia dando uma amenizada as pessoas vão mais para a rua, utilizam mais as áreas de lazer, e precisamos estar atentos para que esses espaços estejam bem cuidados”, acrescentou. 

O Projeto Bairro Verde foi criado pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente com a proposta de buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. Os moradores dos bairros escolhidos são orientados sobre a importância da arborização e são incentivados a plantarem árvores nas calçadas de suas residências. O projeto lançado em setembro deste ano já atendeu o Jardim João Pioli e o Jardim Europa, totalizando o plantio de 168 mudas.

Outros projetos também contribuíram com a arborização do município. Este ano foram realizadas 572 solicitações de plantios por meio do Projeto Click Árvore, com quantidades que variam de uma a dez mudas por solicitante. Os munícipes podem solicitar o plantio nas calçadas por meio projeto fazendo o cadastro pelo link disponibilizado no site da Prefeitura – https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/projeto-click-arvore/. São disponibilizadas espécies específicas para esse tipo de plantio, que são realizados gratuitamente pela Secretaria.

Ainda em 2021 foram doadas outras 1.958 mudas e as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos plantaram 1.292 mudas durante o ano.

Urbanizações

O prefeito Nilson Gaspar inaugurou domingo (12) o Parque Pet, como a principal atração do Parque Ecológico voltada aos animais de estimação. No espaço construído na altura do Jardim Esplanada I, a Prefeitura preparou um cantinho especial para os animais de estimação com cercadinhos e área de passeio para cães de todos os portes, equipamentos de “agility” usados para diversão e adestramento, e um paisagismo diferenciado. Logo na entrada foi instalada uma escultura de cão feita em inox, o Batuque, que foi doado ao município pelo artista plástico Gelson Nenê. As famílias agora têm um cantinho especialmente reservado para as fotos e toda a infraestrutura de banheiros, bebedouros, área para descanso e até um playground para as crianças.

O Parque Ecológico também ganhou uma nova academia, a Park de Calistenia, localizada próximo ao estacionamento do primeiro trecho. O espaço recebeu novos equipamentos que oferecem uma estrutura completa de treinamento, com projeto idealizado e desenvolvido em parceria com a Equipe Calistenia Indaiatuba.

A urbanização do Parque Ecológico do Buru, realizada em parceria com a Secretaria de Obras e Vias Públicas e com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), já está na segunda etapa. O primeiro trecho já está pronto com pista de caminhada, ciclovia, playground, meia quadra de basquete e academia ao ar livre. No segundo trecho terá um outro playground, uma academia ao ar livre, quadra poliesportiva e meia quadra de basquete, completando a oferta de equipamentos de lazer que completa a área verde, os lagos e todo o projeto de paisagismo proposto para o local.

Além da revitalização da praça Andrea Maria Bonachella, na Vila Brizola, que ganhou meia quadra de basquete, novas calçadas, um novo paisagismo, recuperação da academia ao ar livre e pintura do parquinho, outras duas praças estão em fase final de revitalização: a área de lazer no Jardim Oliveira Camargo e a Praça da Liberdade. O espaço do Oliveira Camargo ganhou academia ao ar livre, o parquinho de areia recebeu um gramado sintético, foi construída meia quadra de basquete e acrescentados bancos, paisagismo e iluminação. Na Praça da Liberdade, foi feita a manutenção e pintura de um dos mais tradicionais parquinhos da cidade, a Secretaria também recebe reparos no calçamento e no paisagismo.

Limpeza urbana

O serviço de limpeza urbana em Indaiatuba ganhou um reforço especial este ano. A capina a vapor e a varrição mecanizada estão entre as novidades da Secretaria de Serviços Urbanos, implantadas em parceria com a Corpus Saneamento e Obras, empresa que tem a concessão do serviço no município. 

No início de dezembro a cidade de Indaiatuba passou a contar com triciclos de limpeza urbana, para agilizar o serviço de zeladoria de praças e parques. Os veículos são utilizados pelos agentes de limpeza no auxílio da coleta de pequenos volumes descartados de forma irregular, complementando a varrição manual e manutenção das lixeiras disponibilizadas em locais de grande circulação da cidade.

Já o sistema de capina a vapor é livre de produtos químicos e herbicidas, o que o torna uma solução ambientalmente correta no controle de ervas daninhas e plantas invasoras que crescem em sarjetas e calçadas, usando apenas o vapor quente. Já a varrição mecanizada faz a remoção dos resíduos das ruas e sarjetas por meio de escovas e um aspirador acoplado em um caminhão, que circula no período noturno e atende as principais ruas e avenidas da cidade.

Meio Ambiente

Até o final de novembro, o projeto de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente recolheu aproximadamente 1.760 toneladas de materiais recicláveis depositados nas 35 ilhas ecológicas distribuídas pela cidade, um ecoponto do modelo antigo e 213 pontos de coleta mantidos em parceria com condomínios, empresas e associações. Em todos os pontos de coleta podem ser depositados papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas.

No Ecoponto de Inertes que funciona na avenida Artes e Ofícios, no Jardim João Pioli, podem ser depositados entulhos de pequenas reformas, madeiras, lixo eletrônico e recicláveis em geral. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, inclusive aos sábados e domingos. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade.

Todo o material reciclável coletado é separado e prensado no Centro de Triagem, que funciona no Aterro Sanitário, e com a venda o município arrecadou cerca de R$ 260 mil em 2021. O valor foi repassado para a manutenção dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol).

No Aterro Sanitário também funciona a Usina de Compostagem, que produziu 3.700m³ de composto orgânico. O adubo resultante dos galhos de podas de árvores que são triturados na usina, é utilizado nas áreas verdes do município.

A Usina de Biodiesel, que usa óleo de cozinha usado, este ano coletou 38.466 litros de óleo que foram transformados em 12.800 litros de biocombustível. Com essa produção foi possível abastecer máquinas e caminhões da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), gerando uma economia de aproximadamente R$ 43 mil no período de janeiro a outubro.

Os pneus que são descartados pelas borracharias da cidade são coletados pela Secretaria de Serviços Urbanos. Em 2021 foram recolhidos 80 toneladas de pneus, que foram encaminhados para a reciclagem por meio de um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

A equipe da Operação Cata-Bagulho recolheu quase 1.210 toneladas de materiais, que incluem objetos, móveis velhos e madeiras. O serviço atende toda a cidade seguindo um cronograma que está disponível para consulta no site da Prefeitura. No Aterro de Inertes foram depositados 158.400 m³ de materiais.

Para a coleta seletiva, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente ainda disponibiliza cinco Papa-pilhas, coletores que recebem as pilhas e baterias de pequeno porte usadas. Os coletores estão no Museu da Água, Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”, Parque da Criança e no Ponto Azul.

Em novembro, os munícipes ganharam uma nova estação do Projeto Ecobike, desta vez no Jardim João Pioli. A estação que está localizada na avenida Manoel Ruz Peres, esquina com a Avenida dos Artífices, é a quinta do projeto, que faz empréstimos gratuitos de bicicletas para utilização da população. A proposta é incentivar a prática esportiva e o uso da bicicleta como alternativa de transporte. Com o projeto, até o final de novembro a Prefeitura realizou 384 novos cadastros e 964 empréstimos. Desde 2012 foram realizados 16.446 cadastros e 90.705 empréstimos.

Causa animal

Os investimentos da Administração Municipal também se estendem aos cuidados com os animais. O Centro de Reabilitação Animal (CRA) acabou de passar por uma obra de ampliação e reforma. O espaço ganhou mais nove canis e as melhorias incluíram 16 novas baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e os que estão em tratamento. Na área ampliada também foram construídos um consultório para avaliação clínica dos animais, uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico, recepção e as dependências administrativas. O objetivo da obra é melhorar a capacidade de acolhimento e permanência de animais e também oferecer mais conforto no atendimento das famílias que procuram o serviço.

Até novembro, o CRA realizou 5.636 cirurgias de castrações, sendo 2.757 em cães e 2.879 em gatos. Foram recolhidos 106 animais – 71 cães e 35 gatos, e foram doados 54 cães e 21 gatos, totalizando 75 doações. 

A Prefeitura ainda resgatou e encaminhou 264 animais silvestres para a Associação Mata Ciliar, até o final e outubro. Na Associação os animais recebem os cuidados necessários para serem reencaminhados à natureza, posteriormente. O convênio da Prefeitura com a Associação foi firmado em 2015.

Parque da Criança

O Parque da Criança foi reaberto em outubro deste ano, depois do fechamento em março de 2021, com o início da pandemia de Covid-19. O espaço reabriu com uma novidade, que é a praça de brincadeiras, montada em frente ao deck da lanchonete, que virou um espaço exclusivo para as tradicionais brincadeiras de criança, além de mesas de jogos de dama, xadrez e dominó.

Desde a inauguração, foram registrados 139.384 cadastros e mais de 153.670 agendamentos para a utilização das piscinas. Entre as atrações molhadas e secas o Parque recebeu mais de 259 mil visitantes desde a inauguração, em 2017.

Fotos: Eliandro Figueira  RIC/PMI

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.