O procedimento é periódico e certifica que os processos realizados pela autarquia estão de acordo com padrões internacionais
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) recebe ao longo desta semana uma auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Laboratório de Águas. O procedimento é realizado a cada dois anos e tem como objetivo verificar se os processos do Saae seguem os padrões de qualidade e segurança exigidos pela norma internacional ISO 17025.
A auditoria acompanha detalhadamente o cumprimento das diretrizes que garantem a confiabilidade dos resultados laboratoriais, avaliando a eficiência operacional e o controle das metodologias aplicadas. O processo faz parte do sistema de revalidação da acreditação da autarquia.
A norma ISO/IEC 17025 que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios, internacionalmente reconhecida pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC). Essa certificação é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório de Águas do Saae e sua adesão aos mais altos padrões científicos e de normatização.
O superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral, destaca a importância de iniciativas como esta para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados. “A auditoria do Inmetro é uma oportunidade de reforçar o compromisso do Saae com a excelência técnica e a transparência de seus processos. A melhoria contínua é um princípio que norteia todas as nossas ações, garantindo qualidade, segurança e confiabilidade para a população”, afirma.
Com práticas baseadas em rigor técnico e responsabilidade ambiental, o Saae reafirma sua posição de referência em saneamento e gestão da qualidade, assegurando que todas as análises realizadas em seus laboratórios mantenham altos padrões de excelência e contribuam para o fornecimento de água com segurança e eficiência à população de Indaiatuba.
Foto: Matheus Kleim