Com a proposta de promover a troca de experiências entre os presentes, o Fórum das Virtudes, promovido pelos Embaixadores da Prevenção (EP), chega à sua 4ª edição este ano. Focada na formação das virtudes e dos valores humanos, o evento se renova para enfatizar questões que permeiam a importância do amor próprio e o valor das ações individuais que impulsionam e transformam as ações coletivas.
“O Fórum das Virtudes é a oportunidade que temos para tirar os participantes da sua zona de conforto. A ideia, ano passado, era iniciar um movimento de mudança, e foi espetacular! Este ano nós vamos discutir o quanto esse movimento coletivo depende de uma ação individual: eu não posso creditar uma transformação a você; para que algo mude, eu preciso mudar. E partindo do princípio de que nossas ações reagem a um sentimento, nossa proposta é discutir como uma mudança individual pode se propagar como algo maior, focada no social”, comenta Sandra Sahd, fundadora da Embaixadores da Prevenção.
A escolha do mês para a realização do IV Fórum das Virtudes foi proposital, uma vez que setembro marca o primeiro setênio da entidade, além da chegada da primavera, o que permite uma reflexão analógica do ser, do recomeçar e do florescer. “No ano passado nós impulsionamos um movimento de mudança que foi muito bem aceito pelas pessoas que participaram. Agora, com todas as nuances que a quarta edição permite trazer, a intenção é mostrar que esse é um movimento possível, necessário, mas, para funcionar coletivamente, é preciso primeiro olhar para si”, embasa Hélio Braga, coordenador pedagógico da EP.
Gratuito o Fórum das Virtudes está marcado para acontecer no dia 22 de setembro, no Teatro Artemidis da Escola Salesiana São José (localizada na Av. Almeida Garret, 267, Jd. Nossa Sra. Auxiliadora), das 08h às 13h. “Esperamos todos para uma manhã de trocas, vamos descobrir juntos novas formas de mudarmos o mundo”, convida Sandra.
A programação do dia se divide entre bate-papo e reflexão, dinâmicas e intervenções artísticas, exibição da peça teatral A Bailarina (inspirado no livro de Sandra Sahd, A Menina Centopeia), além do lançamento de um livro. Vale ressaltar que o evento é aberto ao público e estudantes universitários inscritos e presentes no Fórum recebem um certificado de participação.
Viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o IV Fórum das Virtudes faz parte das ações do projeto Por um Mundo de Virtudes. Realizado pela organização social Embaixadores da Prevenção (EP) em conjunto com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, o Fórum conta com patrocínio do Bradesco e apoio da Escola Salesiana São José.