21 de julho de 2024

Feira Ambiental Ecopark reúne atrações gratuitas para população no Parque Ecológico

A Feira Ambiental EcoPark trará atrações gratuitas como a exposição de mini animais, passeio de carretinha com trator, área para passeio ciclístico de Ecobike; soltura de alevinos; doação de mudas e cadastro para adoção de animais. Nos dois dias do evento as atividades terão início às 9h e só terminam às 17h. Além das exposições e oficinas, estão programadas apresentações musicais com as Bandas Rock`n Roça e Brexó, e apresentações teatrais.

Pelo segundo ano consecutivo, o espaço escolhido para a realização da Feira fica ao lado de um dos dois fragmentos de Mata Atlântica dentro do Parque Ecológico, que reúne uma amostra significante da fauna e flora do local.

A Fazendinha “Recanto Feliz” é uma das atrações mais esperadas pela criançada. Este ano eles retornam para Indaiatuba com mini animais como ovelhas, cabras, porcos, bezerros, vacas, coelhos, boi de sela e pôneis. No mesmo recinto será montada a Casa Caipira, seguindo o modelo de uma típica cozinha da roça.

Os passeios de carreta puxada por trator também estão confirmados na EcoPark, assim como as oficinas de suculentas e passeios ciclísticos organizados pela equipe do Projeto Ecobike. Já as solturas de alevinos estão agendadas para sábado, às 11h, e domingo, às 10h.

Na exposição de serviços da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente o Projeto Click Árvore fará a doação de mudas de árvores, hortaliças e suculentas; o Centro de Reabilitação Animal (CRA) estará cadastrando para castração e doação de animais, terá exposição da mini usina de Biodiesel Urbano e a Van Laboratório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) mostrará como é feita a análise da nossa água. Também haverá exposição do Programa Cata Bagulho, Projeto Cidade Limpa e Projeto Horta, além de orientações sobre Licenciamento Ambiental, entre outras atrações.

A Associação Mata Ciliar, que possui convênio com a Prefeitura para o atendimento e reabilitação de animais resgatados no município e que precisam de cuidados, terá um estande na EcoPark, para apresentação do trabalho. Estão programadas exposição de sementes e suas formas de dispersão natural; exposição de pegadas de animais em gesso, jogo interativo de perguntas e respostas com apoio de material ilustrativo e o Jogo Tabuleirão, no qual as crianças participam como jogadores em um percurso que mostram os desafios ambientais e os benefícios da preservação de um curso d’água.

Este ano, a Feira Ambiental EcoPark abrigará o Projeto Domingo Ecológico, que levará para o Parque Ecológico quatro apresentações da peça teatral “A Montanha Encantada”, sendo duas no sábado e duas no domingo, às 10h30 e 14h30. Na programação estão oito oficinas de materiais recicláveis com capacidade para 40 alunos, às 9h, 11h30, 13h e 15h30.

Mais atrações

As crianças que comparecerem à Feira Ambiental EcoPark ainda poderão se divertir com o Koringa, que estará passeando pelo recinto com suas brincadeiras, ou acompanhar as atividades dos grupos de escoteiros da cidade.  Os escoteiros Rosas dos Ventos e Indaiá já confirmaram presença nos dois dias do evento.

No sábado (24/6), a Secretaria de Cultura comandará as apresentações da Banda Brexó, das 10h30 às 12h30, e da Banda Rock`n Roça, das 14h30 às 16h30. No domingo (25/6), a primeira apresentação será da Banda Rock`n Roça, das 10h às 12h30, e à tarde a Banda Brexó se apresentará das 14h30 às 16h30.

A Secretaria da Saúde estará no recinto com a equipe de Vacinação para as campanhas de Multivacinação, contra Influenza e Covid-19, tanto no sábado como no domingo. No sábado de manhã será disponibilizada, também, a vacina contra raiva para cães e gatos, somente das 9h às 13h.

A equipe de Controle da Dengue montará o estande com equipamentos e insumos informativos; exposição do ciclo biológico do mosquito com amostras de larva, mosquitos e microscópio; jogos interativos para crianças e brindes; veículos e equipamentos pesados; totens de vídeos; mini cinema com o tema: Conhecer para combater; e tendas infláveis.

A Praça de Alimentação ficará sob a responsabilidade das entidades assistenciais do município e serão comercializados lanches, pastéis, cachorro-quente, churros gourmet e bebidas.

Para a realização da Feira, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente conta com a parceria das empresas Corpus Saneamento e Obras e Mann Hummel, e dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente (Comdema) e de Proteção aos animais (Compda).

As secretarias municipais que também estão envolvidas na realização do evento são: Secretaria de Relações Institucionais; Secretaria de Assistência Social – Terceiro Setor; Secretaria de Fiscalização; Secretaria de Segurança Pública – Defesa Civil; Secretaria de Obras e Vias Públicas – Trânsito e Elétrica; Secretaria de Educação – Bosque do Saber; Secretaria de Cultura; Secretaria de Saúde – Central de Ambulâncias e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae).

Programação

Feira Ambiental EcoPark

Local: Parque Ecológico (ao lado da Pista de Aeromodelismo)

Data: dias 24 e 25 de junho

Horário: das 9h às 17h

Soltura de alevinos:

  • Sábado: 11h
  • Domingo: 10h

Bandas Musicais:

  • Dia 24/6 – Sábado

Banda Brexó – das 10h30 às 12h30

Banda Rock`n Roça – das 14h30 às 16h30

  • Dia 25/6 – domingo

Banda Rock`n Roça – das 10h às 12h30

Banda Brexó – das 14h30 às 16h30

Projeto Domingo Ecológico:

  • Apresentações de teatro da peça “A Montanha Encantada”

            02 apresentações no sábado, 10h30 e 14h30

            02 apresentações no Domingo, 10h30 e 14h30

  • 08 Oficinas com materiais recicláveis com capacidade para 40 alunos (sábado e domingo), 9h, 11h30, 13h e 13h e 15h30

Vacinação

  • Multivacinação, gripe e covid: sábado e domingo, das 9h às 17h
  • Vacina de cães e gatos: somente no sábado, das 09h às 13h.

Fotos: Aquivo/ Eliandro Figueira

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.