20 de julho de 2024

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu. 

O raro Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 teve a fase total com duração de 1 hora, 42 minutos e 57 segundos! Se compararmos, por exemplo, com o último eclipse lunar total ocorrido em 31 de janeiro de 2018, a fase total do fenômeno durou 1 hora e 16 minutos. E ainda, se comparamos com o mais curto eclipse lunar total deste século, que aconteceu em 4 de abril de 2015, a fase total do evento astronômico durou apenas 4 minutos e 48 segundos.

Além da longa duração da fase total, o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 também teve a maior duração da fase parcial. Ou seja, essa fase durará 1 hora e 6 minutos. Então, do início ao fim (ao somar-se as fases total e parcial), esse eclipse lunar terá duração completa de aproximadamente 4 horas!Ou, precisamente 3 horas e 55 minutos. Portanto, o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 será o mais longo do século 21!
Fonte: http://www.astrope.com.br/o-raro-eclipse-lunar-total-de-27-de-julho-de-2018/
Confiram minhas fotos:

Raphaela Vitiello

INFLUENCER E JORNALISTA

Raphaela Vitiello é uma jornalista, com 24 anos de idade e formação em jornalismo pela renomada PUC. Sua trajetória profissional é marcada por experiências enriquecedoras em diversos meios de comunicação, onde pôde aprimorar suas habilidades e conhecimentos desde o início de sua carreira quando começou as exercitar a profissão aos 13 anos. Atualmente, Raphaela Vitiello integra a equipe da VTV, uma afiliada do SBT em Campinas e com sua paixão pela comunicação e dedicação ao seu ofício, continua a se destacar como uma profissional promissora e comprometida em informar e inspirar o público, deixando sua marca no cenário jornalístico regional.