A Amazônia é aqui
A Amazônia foi o foco das últimas conversas nas mais diversas fontes de comunicação e informação. Está notável a revolta de muitos cidadãos e a mobilização dos brasileiros em prol da Amazônia e toda a sua riqueza natural. Floresta em chamas, animais morrendo, árvores virando carvão, o dia virando noite, a chuva com gosto de fumaça.
Todo esse movimento gerou debates, reflexões, criação de eventos e passeatas para conscientizar e motivar todos os brasileiros da importância da preservação da NOSSA floresta.
Notável também é a ignorância de tantos que desacreditam da necessidade urgente de cuidar de verdade do nosso planeta que carece de planos, investimentos, recursos tecnológicos e amor.
Muita gente pensando e querendo salvar a Amazônia, que está há milhares de quilômetros daqui e fixando o pensamento de que “precisamos apagar o fogo logo”. Está certo, certíssimo, ótimo, excelente, porém antes de salvar a Amazônia, é mais útil focar dentro da sua casa, do seu bairro, e até da sua cidade, pois os pequenos (grandes) gestos também fazem a diferença.
Hábitos como separar o lixo para reciclar, não jogar lixo na rua, não realizar incêndios para queimar lixo (o que parece coisa do passado, mas é muito comum principalmente em áreas rurais, ou afastadas da cidade), não desperdiçar água e energia elétrica, não usar o carro em pequenos trajetos, entre outras, são ações erradas que influenciam diretamente no meio ambiente, afetando não só aonde estamos, e sim o planeta todo.
Então, antes de protestar na rua, cuide de dentro de casa primeiro, pois tudo muda quando fazemos primeiro a nossa parte, para depois acontecer a união de todos os cidadãos para cobrar os políticos que trabalham para nós.